Encontro Diocesano de Adolescentes

Grupos do 7º, 8º, 9º e 10º ano da Catequese de Leiria-Fátima

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Mensagem aos repórteres

Caro amigo!

Este ano de 2017 comemora-se o Centenário das Aparições em Fátima. Sendo tu o melhor repórter de investigação, e o mais experiente do nosso jornal, preciso que investigues toda essa história: o que aconteceu realmente em Fátima?

Quero dedicar um número do nosso jornal aos acontecimentos de Fátima. Já há muitos a escrever outras histórias... mas sendo o nosso um jornal sério e rigoroso, quero que seja sobre os factos de há 100 anos, e como eles continuam a ter impacto ainda hoje, de tal modo que tantos peregrinos visitem este Santuário.

Sei que não conheces bem a história, mas sabes o essencial do que dizem: que apareceu a umas crianças, que eram pastoras, primeiro um Anjo, no ano de 1916, e depois Nossa Senhora, no ano de 1917. E que a Lúcia ainda teve mais algumas aparições de 1925 a 1929... Investiga isso tudo!

Depois, visita Fátima para apurares o que realmente aconteceu. E lá, procura perceber os pontos-chave de tudo o que se passou...

Já sabes que tens de começar a responder às perguntas essenciais para fazer uma reportagem séria: O quê? Quando? Onde? Quem? Como? Porquê?... Procura averiguar sobretudo o que se passou entre maio de 1917 e outubro do mesmo ano...

Assim, antes de te deslocares a Fátima tens de te preparar e investigar as histórias que se ouviram e escreveram. No meio disto tudo, tenta “entrar” dentro dos acontecimentos, e pensa se serás capaz de fazer esta reportagem como um Peregrino que procura também acreditar! Por isso, deixa a última pergunta, o “porquê” para a visita a Fátima. Responde às outras antes de ires.

Pega num bloco de apontamentos, numa esferográfica e numa câmara fotográfica... E vai à busca da mensagem de Fátima!

O teu Diretor

Sem comentários:

Enviar um comentário