

O segundo momento, no ENDIAD, procurou ajudar a perceber o "porquê", ou ou "para quê", a ir ao encontro do "coração" dos acontecimentos. Por isso, os adolescentes foram convidados a, sem deixar de serem repórteres, assumirem também o papel de peregrinos que procuraram perceber, viver e celebrar o essencial da Mensagem de Fátima.
Ao terminar a celebração, começaram os postos da atividade da tarde. Passando por nove locais, cada grupo poderia ir progressivamente entrando nas dimensões essenciais da Mensagem de Fátima, expressas em nove palavras-chave da Mensagem: Adoração, Imaculado Coração, Conversão, Misericórdia, Peregrinação, Reparação, Sacrifício, Segredo, Trindade. Após cada atividade, os grupos poderiam aprofundar o que acabavam de viver com um texto de reflexão, mas também procurando fazer entrevistas, tirando imagens, completando a sua reportagem...
A completar estas nove palavras, mais duas: Eucaristia, com que iniciou a tarde; e Rosário, que concluiu o dia. E foi precisamente essa a proposta para o final do ENDIAD: rezar o terço na Capelinha das Aparições, e participar na procissão de velas. Este foi um momento marcante que, aos cerca de 1000 participantes nesta atividade, juntos um grupo de pais que viveram também esse momento, e alguns milhares de outros peregrinos de todas as partes do mundo, com quem rezaram na diversidade das línguas, mas na unidade de uma mesma fé.

Agora, falta a terceira e última parte desta proposta: nas comunidades, compilar toda a informação recolhida, textos, imagens, entrevistas... e fazer a apresentação para que toda a comunidade! Um dos grupos partilhou já o que vai fazer: "estamos a elaborar um boletim que iremos distribuir à saída da igreja do próximo domingo".